domingo, 14 de novembro de 2010

Alternador e motor de arranque.







Estava aqui a dar uma volta ao blogue e verifiquei que deixei de fora dois pormenores importantes no meu restauro.
O motor de arranque e o Alternador.
São duas peças essenciais ao funcionamento normal do carro e não devem ser descuradas.
O tratamento a ambas é muito simples embora muitas vezes nas oficinas façam grandes filmes á volta das suas reparações.
Primeiro o Alternador.
Tem por objectivo fornecer energia de carga á bateria e a sua constituição é muito simples.
Tem um Rotor e um estator ambos bobinados com fio de cobre. O rotor roda dentro do estator e na sua deslocação produz energia eléctrica que é debitada na bateria.
No extremo do veio do rotor encontra-se o colector onde ficam fixadas as escovas de carvão que fazem o trabalho de receber a corrente.
O trabalho de recuperação do alternador é apenas verificar o estado da bobinagem verificar a integridade das bobines é muito fácil. Todos os pontos de contacto têm de dar contacto uns com os outros e nunca com o núcleo de ferro. Isto é facilmente verificado com um Ohmímetro daqueles dos chineses (2€).
Substituir os rolamentos se necessário. ( Os rolamentos devem ser silenciosos, o roído das esferas traduz habitualmente rolamento gripado ou a gripar) e substituir as escovas. Pode ser aplicado sempre um verniz isolante sobre as bobinagens (vende-se nas drogarias).
Se não tem muita experiência nestas coisas sugiro que vá fotografando pois na montagem podem surgir duvidas.
No caso do dois cavalos o regulador de corrente está á parte do alternador e tambem deve de ser verificado. O regulador impede o aumento de corrente acima dos 12 voltes e transforma a corrente alterna em continua para poder carregar a bateria.
O motor de arranque tem como diferença a existência de uma bobine de ataque que faz o motor de arranque engrenar no volante do motor.
A recuperação é muito semelhante mas neste caso é quase sempre manda tório substituir as escovas do motor de arranque.
O teste do motor de arranque deve ser feito com cuidado e por quem sabe, pois implica liga-lo a uma bateria para verificar se realmente funciona.
Pode usar o ohmimetro da mesma maneira que para o alternador mas só terá a certeza de estar ok quando o experimentar.

2 comentários:

  1. A amabilidade das suas explicações são muito importantes, pois que quem tem um 2cv deverá saber reparar qualquer avaria. Desse modo ninguém terá dificuldades em viajar com esta lindesa para qualquer parte do mundo...
    Eu não percebo nada, apesar do meu primeiro carro e o carro da minha via ser um 2cv2 de 1959 que guardo em garagem e vou tentar reparar.

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  2. Muy buen post ahora podre reparar mi alternador que fallaba de esta pieza

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