A caixa de direcção foi a principal causa da inactividade do 2 cv.Por um motivo qualquer (Que vou descobrir mais tarde)A coluna de direcção e a caixa estavam em mau estado.A caixa foi transplantada de uma citroen Dyane que o meu amigo Albino me desenrascou.Tive episódios caricatos como por exemplo dar uma voltinha na urbanização e ficar com o volante na mão entre outros.O pinhão da caixa aparentemente não é muito difícil de substituir porem necessita de uma ferramenta especial que eu não consegui fazer por isso optei pelo transplante pelo preço de um pinhão.
A substituição da caixa de direcção não é dificil e deve seguir os seguintes passos:
Separar os braços da caixa. Dentro dos encaixes existe um pequeno freio de arame que pode estar tapado com a massa. Depois de o retirar retira-se uma rosca que segura o rolamento deve sair com facilidade com pequenos toques de um punção e martelo no sentido contrario aos ponteiros do relogio.
Depois puxa-se o braço de suspenção com pequenos impulsos tendo cuidado para não partir o rolamento. lentamente começa a sair e por fim desencaixa.
Os tirantes da caixa saiem melhor junto aos cubos e não tem dificuldade aparente.
Os parafusos que fixam a caixa ao chassis saiem por baixo e podem estar muito calcidados. Depois de abrir a chapa que os segura e impede que se desenrosquem, sugiro a aplicação de
wd-40 em quantidade generosa na parte de cima onde enroscam esperar uns 10minutos e depois bater nas cabeças dos parafusos. aplicação de um pouco de calor na rosca pode ajudar se tiver um maçarico pequeno tipo caneta como eu tenho.
Pode tambem haver dificuldade com o angulo da chave para desapertar. sugiro a utilização de um macaco ou um apoio qualquer que mantenha a chave no local. A chave de luneta tem melhor estabilidade do que a de bocas.
Surgem ainda duas dificuldades consideraveis...
Desapertar o apoio da caixa de velocidades que deve estar bem apoiada para não forçar os parafusos e ser mais facil tira-los.
Retirar a coluna de direcção.
Parece bastante facil mas tem alguns truques que podem fazer exasperar a mais paciente das criaturas.
Primeiro o parafuso que segura a abraçadeira tem de sair para fora para se puder retirar a mesma.
A abraçadeira passa para baixo e depois é preciso descolar a coluna da caixa.
Existe ferramente disponivel para isso mas tambem obriga ao uso de um martelo o que no local não é nada pratico.
A minha solução foi limpinha e não deu trabalho quase nenhum.
Retira-se o volante com os seus 3 parafusos e coloca-se um varão ou um veio dentro da coluna á medida da coluna, de forma a servir de apoio a um saca rolamentos. De seguida apoia-se as garras do saca na lateral da coluna onde aparafusa o volante e o centro no veio. Aperta-se o saca e a coluna sai lindamente sem esforço.
A caixa sai inteirinha, com algum jeito, de preferencia do lado contrario ao escape que sugiro estar desmontado.
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