A bomba de óleo tem uma tarefa básica no motor. Ela garante a lubrificação dos órgãos internos do motor sempre que o motor está em funcionamento.
A garantia de que ela está a funcionar é o indicador de pressão de óleo ou então a luz piloto. No caso do citroen 2CV, temos uma luz que deve-se apagar logo que o motor inicie a sua marcha.
Depois desta tarefa imensa que tenho vindo a descrever neste blog tive a surpresa desagradável de verificar que luz do motor piscava ao relantim.
Procurei varias explicações: Viscosidade do óleo, filtro de óleo mal apertado etc. porem a que eu mais temia acabou por se confirmar.
Bomba de óleo com defeito.
O citroen 2cv até tem a coisa preparada de forma engenhosa. Ou seja pode-se aceder á bomba pela parte de traz do motor bastando para isso apenas retirar o mesmo. Pode-se até mesmo só comprar o interior da bomba, mas no meu caso a coisa estava mais problemática. O próprio veio da árvore de cames onde a bomba se fixa estava com elevado desgaste o que obrigou á abertura do motor para reparação.
Esta tarefa nada tem de complicado ou trabalhoso apenas requer paciência.
depois de aberto o motor retira-se a árvore de cames e pede-se a um soldador que encha a folga com solda e limar até encaixar de novo no local.