terça-feira, 1 de março de 2011

A Bomba de oleo




A bomba de óleo tem uma tarefa básica no motor. Ela garante a lubrificação dos órgãos internos do motor sempre que o motor está em funcionamento.


A garantia de que ela está a funcionar é o indicador de pressão de óleo ou então a luz piloto. No caso do citroen 2CV, temos uma luz que deve-se apagar logo que o motor inicie a sua marcha.


Depois desta tarefa imensa que tenho vindo a descrever neste blog tive a surpresa desagradável de verificar que luz do motor piscava ao relantim.


Procurei varias explicações: Viscosidade do óleo, filtro de óleo mal apertado etc. porem a que eu mais temia acabou por se confirmar.


Bomba de óleo com defeito.


O citroen 2cv até tem a coisa preparada de forma engenhosa. Ou seja pode-se aceder á bomba pela parte de traz do motor bastando para isso apenas retirar o mesmo. Pode-se até mesmo só comprar o interior da bomba, mas no meu caso a coisa estava mais problemática. O próprio veio da árvore de cames onde a bomba se fixa estava com elevado desgaste o que obrigou á abertura do motor para reparação.


Esta tarefa nada tem de complicado ou trabalhoso apenas requer paciência.


depois de aberto o motor retira-se a árvore de cames e pede-se a um soldador que encha a folga com solda e limar até encaixar de novo no local.

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde
    Também tenho um Citroen 2cv que foi todo restaurado.
    Estou com problemas com a árvore de cames. Será que me pode ajudar?
    Contacte por favor - mcb_andrade@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. boa tarde! onde compro a bomba de oleo completa para restaura carro,

    ResponderEliminar