domingo, 25 de abril de 2010

A chaparia.




Engane-se quem compra um carro
Achando que a ferrugem, é uma ilusão...
"A ferrugem nunca dorme"!
E neste carro não éra excepção.
O retirar do motor tinha apenas o objectivo de reparar os segmentos mas quando se retira o motor descobrem-se coisas que depois vão ter de ser reparadas.
Junto do guarda fogo os buracos espreitavam com algum betume é mistura e não é facil pegar num motor reparado e devolve-lo a um carro naquele estado. Os pontos criticos dos 2cv são entre outros a zona dos pedais e os fundos.
Tal reparação implica na separação do chassis da carroçaria.
E como fazer isso em casa? Numa simples garagem 4 por 5?
Optei por colocar já á uns anos atraz um gancho de aço cravado com bucha metalica numa viga do tecto. Posicionei o carro e depois de retirar os cerca de 16 parafusos que fixam ambas as partes e retirar bancos e portas, suspendi com um cadernal a parte da frente. Depois atraz levantei no ar a braço e coloquei um "andaime" a segurar, depois coloquei um andaime tambem á frente de forma a que o chassi pode-se ficar arrumado por baixo deslocando-se para fora da garagem sempre que fosse necessario trabalhar na carroçaria.
Comecei então a ver até onde se podia salvar a chapa.
Por baixo de uns bocados de chapa rebitados havia alguma coisa com a consistencia intermedia entre "papel molhado e agua com farinha..."
O fundo do carro juntos dos pedais já tinha conhecido melhores dias e os sinais de corrosão já tinham afetado a establidade da carroçaria destruindo a anterior caixa de direcção (A tal coisa que depois iria descobrir e que tinha destruido a caixa de direcção).
Enchi o peito de ar e meti mãos á obra.
Os corte tiveram de ser cirurgicos e maiores do que estava á espera. ainda cheguei a pensar comprar os fundos e aplica-los mas lá consegui resolver as coisas com chapa de 1.5 mm.
Sempre que se corta é Importante definir bem onde a chapa está em condiçoes soldar com nova.




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