domingo, 25 de abril de 2010

Os segmentos!










A parte dos segmentos não foi complicada

Primeiro tive de retirar todos os resguardos do motor, depois desmontar a "aranha" ou o colector de admição e escape.

Junto ás cabeças do lado do escape os pernes partem sempre o que não é dificil de reparar com um extractor e muito cuidado.

Faz-se um furo inferior á medida do perne e coloca-se um extractor que aperta no sentido contrario da rosca ou seja conforme se aplica o extrator o perne deve desenroscar. Tive neste processo o azar de partir um extrator e ficar é mercê de um soldador de aluminio que retirou o perne e encheu o buraco.

Neste caso bastou apenas furar com uma broca de 6mm e aplicar o respectivo macho 7m para fazer a rosca.

Para abrir as cabeças. Retira-se a tampa da cabeça e coloca-se um pequeno recipiente para aparar o oleo.

Desapertam-se os trés parafusos que seguram as cabeças e é só libertar as mesmas do bloco.

Sugiro que mantenham as posições das astes dos balanceiros o que vai facilitar mais tarde a afinação das valvulas.

Assim que abri o motor cairam duas metades de segmentos de cada lado.

Ou seja os segmentos de compressão de ambos os lados estavam partidos o que me leva a concluir que muito bem andava o 2cv...

Retirados os cilindros com maximo de cuidado para verificar o desgaste procede-se á descarbonização e limpeza dos mesmos.

As camizas devem ser despolidas com uma ferramenta de esmeril propria e verificar se não teem riscos.

Posso dizer que tive sorte pois os segmentos partidos não fizeram danos.

As camas dos segmentos devem ser limpas usando um pedaço de segmento para não abrir a cama alem da medida exacta.

Assim asseguramos que os novos segmentos estão justos sem folgas.

A colocação dos segmentos não oferece problemas tem apenas um pequeno segredo. As ranhuras devem ser desfazadas umas das outras de forma a que as tres ranhuras façam um triagulo.

A colocação do cilindro na camisa é facilitada com um pouco de oleo, mais uma cinta de segmentos(ferramenta especial facil de encontrar ou pedir emprestado).A posição do cilindro tambem é certa e não deve ser trocada. O "A" gravado no cilindro fica para a frente do motor. correspondente a "Avant"
Camisas despolidas valvulas rodadas e limpas tudo montadinho ficou cinco estrelas.
Para tirar as valvulas tive varios conselhos porem improvisei uma ferramenta muito simples e barata que faz o serviço de forma limpa.
Vende-se nas lojas dos chineses uns grampos que servem para fixar reguas nas obras de construção civil. Comprei um por cerca de 4€ e fiz a ferramenta que está na foto.
Quando se ajusta a ferramenta é só apertar a rosca e a valvula descola do apoio na mola. O freio é composto por duas meias luas que juntas formam um cone. Retiram-se e a valvula sai. Cuidado para memorizar as posições certas das peças para facilitar a montagem. Na duvida tiram-se fotos para depois consultar.
Depois de limpas monta-se tudo no sitio e para verificar a estanticidade das valvulas coloquei petroleo nas camaras e em dois dias não escorreu uma gota.

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